sexta-feira, 12 de abril de 2013

Sites que divertem e ensinam


A equipe do site: educarparacrescer.abril.com.br, através de seus educadores, avaliaram os principais sites com conteúdos educativos. Os resultados foram muito favoráveis.

 
 
Escrito por: Marina Azaredo

O tempo passado na Internet pode ser voltado para o aprendizado e a aquisição de conhecimentos. Há diversos sites que incentivam o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes, ampliando o seu universo cultural. Combinando informação com diversão, eles são, também, um excelente passatempo, que podem entreter e divertir os jovens. "Há conteúdos muito ricos na internet, para todas as idades. Acessando sites adequados para a faixa etária, crianças e adolescentes poderão aproveitar o que há de melhor na rede", diz Helena Cortês, professora da Faculdade de Educação da PUC-RS. 
 
Vejamos alguns sites educativos
Brinque Book  
 
O que é: Além de oferecer passatempos para colorir e jogar, o site da editora Brinque Book abre espaço para os livros educativos. O internauta pode conhecer também um pouco mais da história dos escritores e ilustradores dos livros infantis em um dos canais do site.

Para quem: Mais voltado a professores, o site tem jogos que podem ser aproveitados por crianças a partir dos 5 anos. Crianças que já sabem ler podem aproveitar mais os resumos dos livros.
Club Penguin  
 
O que é: No site da Disney , a criança assume a forma de um pinguim avatar colorido e participa de uma série de atividades. Não há anúncios publicitários de terceiros e não é preciso pagar nada para jogar, embora o acesso a algumas atividades requeira uma assinatura. O site oferece segurança para os pais, pois as crianças só podem começar a brincar depois de ter o cadastro autorizado por um adulto.

Para quem: Crianças de 7 a 10 anos, que já dominem a leitura.
 
Clube do Chamequinho  
   
O que é: O Clube do Chamequinho é o site infantil da International Paper, que produz o papel Chamequinho. No portal, os pequenos podem acessar jogos e brincadeiras interativas que estimulam o aprendizado e a criatividade. Já os professores podem usar o website e buscar ferramentas didáticas complementares às atividades dadas em sala de aula.

Para quem: Para crianças a partir de 6 ou 7 anos, pois é preciso ler as informações disponíveis no site. 

Clubinho Sabesp  
  
O que é: O site do Clubinho Sabesp oferece atividades lúdicas com o objetivo de sensibilizar o público infantil para o uso consciente da água.

Para quem: Indicado para crianças de 6 a 13 anos. 
 
Cocoricó  
 
O que é: O site da série Cocoricó, da TV Cultura, é simples, colorido e educativo. Oferece jogos, pinturas para colorir, quebra-cabeças, entre outras atividades. A linguagem é simples e clara.

Para quem: As crianças entre os 5 e os 8 anos são as que mais aproveitarão o conteúdo do site.
 
Discovery Kids Brasil  
 
O que é: O site do canal Discovery Kids tem vídeos jogos, atividades e concursos que envolvem os personagens dos desenhos animados do canal. Há também uma seção para pais, com enquete, artigos e propostas de atividades para desenvolver a motricidade das crianças.

Para quem: Assim como o canal, o site tem atividades para crianças de 0 a 6 anos. Mas, como há muita leitura, é importante que os pais naveguem junto com o filho.
 
 
EcoKids  
 
O que é: O site EcoKids traz dicas de como preservar o meio ambiente e também exemplos de atitudes prejudiciais ao ecossistema. Os pequenos também encontram na página jogos que envolvem boas maneiras ambientais e até um espaço onde podem conhecer os elementos urbanos que compõem uma cidade.

Para quem: Direcionado à faixa etária da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.
 
Educação Infantil  
 
O que é: O site Educação Infantil apresenta muitos jogos e deixa claro para quais finalidades educativas se aplicam, dividindo-os por grupos de interesse (alfabeto, coordenação motora, memória, jogo dos erros, matemática, meio ambiente...) e direcionando, desta maneira, as crianças a escolherem de acordo com o que mais gostam.

Para quem: Os jogos são indicados para crianças entre 3 e 10 anos, ou seja para quem está na Educação Infantil ou nos primeiros anos do Ensino Fundamental.   
   

Guardiões da Biosfera  
 
O que é: O site Guardiões da Biosfera é um projeto educacional desenvolvido pela empresa International Paper, responsável pelo papel sulfite Chamequinho. Tem como objetivo estimular as crianças a produzir desenhos sobre as paisagens naturais brasileiras.

Para quem: Indicado para crianças entre 6 e 12 anos. 
 
Guia do Estudante  
 
O que é: O site do Guia do Estudante tem dicas de cursos, faculdades e até empregos. A página, como o próprio nome diz, se propõe a ser um guia com possibilidades e alternativas de estudo, estágio e trabalho para adolescentes e jovens.

Para quem: Voltado para alunos do ensino médio e para aqueles que já ingressaram na faculdade.
 
Guia dos Curiosos  
 
O que é: O site do Guia dos Curiosos , de autoria do jornalista Marcelo Duarte, traz curiosidades sobre todas as áreas do conhecimento.

Para quem: Mais interessante para pré-adolescentes e adolescentes.
 
Livro Clip  
 
O que é: O site Livro Clip traz informações sobre livros, incluindo animações sobre as obras, trechos, biografia do autor e uma seção que transforma o livro em material pedagógico para uso dos professores em salas de aula do ensino fundamental, médio e superior.

Para quem: Adolescentes de 14 a 18 anos são os que mais aproveitarão o conteúdo do site.
 
Ludotech  
 
O que é: No Ludotech, um site português, é possível treinar os conhecimentos de Língua Portuguesa de uma forma descontraída e divertida. Os jogos são organizados por assunto e tipo e há ainda alguns passatempos que não estão diretamente relacionados com o português.

Para quem: Se acompanhadas pelos pais, crianças menores de 6 anos podem acessar o site. Caso contrário, sugere-se para pequenos leitores entre 6 e 8 anos. 
 
TV Rá Tim Bum  
 
O que é: O site TV Rá Tim Bum, da TV Cultura tem jogos, imagens, programas de rádio, vídeos e atividades interativas com os temas dos programas infantis da emissora. Além disso, há uma agenda com diversos eventos educativos e uma área exclusiva para pais.

Para quem: Mais indicado para crianças em fase pré-escolar e pré-alfabetização.
 
UOL Crianças  
 
O que é: O UOL Crianças é a página de conteúdo infantil do portal UOL. Reúne brincadeiras, curiosidades, blogs, atividades de apoio ao trabalho escolar, games, piadas e até sugestões de passeios.

Para quem: Ideal para a faixa que vai dos 7 aos 14 anos.
 
 
Deseja conhecer mais sites educativos?

Acesse: http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/sites-educativos-504552.shtml


==========   ============  VOLTE SEMPRE  ==========   ============

 



0 comentários:

Postar um comentário