Escrito por: Gustavo Heidrich
De acordo com o autor, ações simples para inserir a equipe e os alunos em uma verdadeira cultura virtual
Que tal trocar a caneta e o papel pelo teclado na hora de elaborar a
ata da reunião de planejamento, organizar um espaço de formação
tecnológica para os professores dentro do horário coletivo de trabalho
ou incentivá-los a construir planilhas de acompanhamento do aprendizado
dos alunos no computador?
Essas ações podem quebrar a resistência da equipe e criar um ambiente
favorável para desenvolver e fortalecer em sua escola o hábito de usar a
informática nos processos do dia-a-dia. Os gestores podem e devem
favorecer a utilização de novas mídias ao lançar mão de estratégias como
essas.
Mudar a gestão
Escola que não tem pessoal suficiente para coordenar o uso do
laboratório de informática pode fazer um projeto com alunos monitores.
"Isso ajuda no comprometimento com as atividades", analisa Márcia
Padilha, coordenadora do Instituto para o Desenvolvimento e a Inovação
Educativa, da Organização de Estados Ibero-Americanos. O essencial é dar
condições para que os estudantes entrem no laboratório nos horários em
que não estão em aula (a escola e a sala de informática têm de estar
abertas e em condições de uso), além de acompanhar o trabalho. Os
equipamentos precisam de manutenção e atualização. Um bom caminho é
definir regras de uso de sites e comunidades virtuais e gerir o acesso e
a organização das atividades dentro e fora do laboratório.
Usar a tecnologia todo dia
Substituir a correspondência em papel com os pais por e-mails personalizados, colocar os balancetes de gastos numa planilha digital, construir arquivos para o acompanhamento das aprendizagens dos alunos ou criar uma comunidade virtual para compartilhar o resultado das reuniões de planejamento são exemplos de como a informática pode estar presente na gestão da escola. Na EE Professora Neuza Maria Nazatto de Carvalho, em Santa Bárbara do Oeste, a 130 quilômetros de São Paulo, a diretora Sirlei Dantes adotou a digitalização das planilhas com as notas dos 850 alunos. "Para quebrar a resistência dos professores, fizemos um trabalho de formação mostrando que a mudança facilitaria os processos. Hoje eles editam online esse material. Na direção, acrescentamos outros dados dos estudantes e enviamos por e-mail para a secretaria", ensina a diretora.
Sair do laboratório
Ter um espaço reservado para os computadores é importante, mas, com o tempo, o laboratório convencional pode se transformar num espaço de produção multimídia com som e imagem. Ganha muito a escola que instala uma rede sem fio e cria ambientes de aprendizagem com computadores portáteis - para o uso dos alunos ou na formação dos professores.
Integrar a comunidade
É importante criar redes de relacionamento e cooperação com o entorno. "Muitas vezes, a escola é o único lugar onde o aluno tem acesso à tecnologia. Por isso, ela precisa dar a ele os instrumentos para a socialização e inserção no mercado de trabalho", afirma José Manuel Moran, pesquisador em Tecnologias da Educação da Universidade de São Paulo (USP).
Usar a tecnologia todo dia
Substituir a correspondência em papel com os pais por e-mails personalizados, colocar os balancetes de gastos numa planilha digital, construir arquivos para o acompanhamento das aprendizagens dos alunos ou criar uma comunidade virtual para compartilhar o resultado das reuniões de planejamento são exemplos de como a informática pode estar presente na gestão da escola. Na EE Professora Neuza Maria Nazatto de Carvalho, em Santa Bárbara do Oeste, a 130 quilômetros de São Paulo, a diretora Sirlei Dantes adotou a digitalização das planilhas com as notas dos 850 alunos. "Para quebrar a resistência dos professores, fizemos um trabalho de formação mostrando que a mudança facilitaria os processos. Hoje eles editam online esse material. Na direção, acrescentamos outros dados dos estudantes e enviamos por e-mail para a secretaria", ensina a diretora.
Sair do laboratório
Ter um espaço reservado para os computadores é importante, mas, com o tempo, o laboratório convencional pode se transformar num espaço de produção multimídia com som e imagem. Ganha muito a escola que instala uma rede sem fio e cria ambientes de aprendizagem com computadores portáteis - para o uso dos alunos ou na formação dos professores.
Integrar a comunidade
É importante criar redes de relacionamento e cooperação com o entorno. "Muitas vezes, a escola é o único lugar onde o aluno tem acesso à tecnologia. Por isso, ela precisa dar a ele os instrumentos para a socialização e inserção no mercado de trabalho", afirma José Manuel Moran, pesquisador em Tecnologias da Educação da Universidade de São Paulo (USP).
- Leia o texto na integra no site: http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/diretor/sete-passos-futuro-448707.shtml
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